top of page

Nova linha de pesquisa do GIIP: DISPOSITIVOS ACESSÍVEIS PARA REALIDADES VIRTUAL E AUMENTADA


O Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia - GIIP, anuncia a criação de uma nova linha de pesquisa em sua estrutura: DISPOSITIVOS ACESSÍVEIS PARA REALIDADES VIRTUAL E AUMENTADA, com coordenação de Cláudio Yutaka.

Os encontros acontecem as segundas e quartas-feiras das 14h as 17h no Laboratório de Arte e Tecnologia, sala 517, do Instituto de Artes da UNESP. Esta linha de pesquisa busca compreender e explorar as possibilidades narrativas, artísticas e educativas das Realidades Virtual, Mista e Aumentada, por meio de experimentos colaborativos e desenvolvimento de hardware ou dispositivos de baixo custo que permitam explorar essas novas formas de interatividades.

Também é objetivo da linha pesquisar alternativas e possibilidades para o estudo de projeções holográficas e o desenvolvimento de dispositivos acessíveis que possam permitir captação, visualização e interação. Pretende desenvolver sensores para usos diversos e aplicações em captura de movimento, especificamente para o desenvolvimento de animatronics e performances no ambiente virtual. Tais sensores também poderão ser utilizados em tecnologias assistivas e em projetos ligados à educação e saúde, em especial de pessoas portadoras de TEA (Transtorno do Espectro Autista), Síndrome de Down, Microcefalia e paraplégicos ou tetraplégicos, com propostas e soluções específicas para cada caso. Desta forma, esta nova linha contribui, diretamente, com outra linha do GIIP, "Interfaces Assistivas para as Artes: da difusão à inclusão".

Membros efetivos (em 15/06/2018:

• Claudio Yutaka (Mestre em Design – Novas Tecnologias)

• Leandro Barreto (Bacharel em Comunicação – Rádio e TV)

• Erick Lima (Graduado em Cinema e Audiovisual)

• Camilla Almeida (Graduada em Ciências da Computação)

• Julia Bueno (Graduanda em Comunicação – RTV e Internet)

Sobre Claudio Yutaka Mestre em Design na área de Efeitos Especiais para o Cinema (Universidade Anhembi Morumbi), Pós-graduando em Executive Business (Business School São Paulo) e bacharel em Comunicação Social - Rádio e Televisão (ECA/USP). Sócio da Inteligência Audivisual Comunicações, atua também como Diretor Audiovisual, Diretor de Fotografia e Diretor de Arte para TV e Cinema. Ex-coordenador acadêmico e atual professor do curso de Rádio e TV na Universidade Anhembi Morumbi, estruturou e ministrou as disciplinas: Direção de Arte e Pós-Produção e Efeitos Especiais. Atualmente coordena o SFX-Lab, núcleo livre de estudos na área de efeitos especiais.


bottom of page